Cedae deve restabelecer amanhã abastecimento de água em município atingido por vazamento

06/03/2006 - 15h46

Rio, 6/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) restabeleceu, na tarde de hoje (6), a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Laje de Muriaé, no noroeste fluminense. O serviço tinha sido interrompido na última quinta-feira (2), logo após o vazamento de resíduos da barragem da Mineradora Rio Pomba, no Rio Muriaé, que se rompeu em Minas Gerais.

Segundo nota da Cedae, o abastecimento de água no município, o primeiro atingido pela mancha de 70 quilômetros de extensão, será normalizado a partir da tarde de amanhã (7). A produção da Estação de Laje de Muriaé foi retomada após a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente do Rio (Feema) emitir um laudo determinando que, apesar de turvas, as águas não apresentavam resíduos de substâncias tóxicas. Em seguida, técnicos da Cedae constataram a redução dos níveis de resíduos na água.

Ontem (5), a Cedae diminuiu em 20% a vazão da Estação de Tratamento de Água de Itaperuna, segunda cidade atingida pela mancha, devido ao elevado índice de turbidez na água captada pela ETA. Os técnicos da companhia decidiram diminuir a produção para garantir os padrões de potabilidade da água.

Nos municípios de Italva e Cardoso Moreira, que poderão ser atingidos pelos resíduos nas próximas horas, a Cedae continua monitorando a ocorrência de alguma alteração na qualidade da água que chega às estações de tratamento.