Saiba quais são as quatro principais mudanças na conta de telefone

22/02/2006 - 14h06

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As novas regras que vão regular o setor de telefonia nos próximos 20 anos, que constam nos contratos assinados pelas concessionárias com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mudam quatro pontos principais no custo das ligações para o consumidor. Hoje (22), o governo federal anunciou que a será adiada por até um ano a medida que prevê a conversão do sistema de cobrança das ligações telefônicas de pulsos para minutos. A implementação estava prevista para ocorrer a partir de 1º de março. Veja abaixo algumas mudanças descritas nos novos contratos:

Documento sem título

Nova Conta de telefone
Serviços
Como é hoje
O que muda
Cobrança no ínicio da chamada
Primeiro pulso é cobrado quando a ligação é atendida
A ligação com até 3 segundos não é tarifada. A partir desse tempo, o consumidor paga o equivalente a 30 segundos de ligação

Cobrança das chamadas no horário normal*

O segundo pulso acontece até o quarto minuto de ligação. Depois, um pulso a cada 4 minutos.
Depois de 30 segundos de conversa, o consumidor é cobrado a cada 6 segundos, proporcionalmente ao preço do minuto.
Cobrança das chamadas no horário reduzido**
Tempo de uso custa 1 pulso por chamada
Tempo de uso custará 2 minutos por chamada
Ligação a cobrar
Custo para receber chamadas é maior do que a ligação normal.
Custo passa a ser o mesmo de uma ligação normal, cobrada também por minutos.
* Horário Normal: Segunda a Sexta (6h00 até 0h00 ), Sábado (6h00 até 14h00)
** Horário Reduzido: Segunda a Sexta (0h00 até 6h00), Sábado (depois das 14h00), Domingos e Feriados
Fonte: Idec e Anatel

Atualmente, a franquia de um telefone fixo é de 100 pulsos para os assinantes residenciais e passará a ser de 200 minutos. Quem conversar até três minutos terá o custo da ligação menor do que no atual sistema. A partir daí, quanto mais longo o tempo da conversa, maior será o custo, se comparado com a atual forma de cobrança.