Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Prefeitos da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco iniciam no próximo dia 17 um movimento de apoio ao projeto de interligação da Bacia do São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional. Durante a campanha programada para começar pelo município de Salgueiro, os administradores municipais pretendem elaborar um documento, a ser entregue ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva, pedindo agilidade na execução das obras de transposição. Deverão participar do lançamento da iniciativa representantes do Ministério da Integração Nacional, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e do governo de Pernambuco.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Josuel Vicente, justifica que a obra é inadiável, argumentando que quem tem sede tem urgência. Segundo ele, o projeto é imprescindível para sanear o problema da estiagem que atinge principalmente a população dos municípios sertanejos. "Essa obra vai levar água para diversas de comunidades, possibilitando a agricultura irrigada, fortalecendo a pecuária e garantindo perspectiva de dias melhores para milhares de pessoas", declarou.
Os prefeitos pernambucanos defendem que o empreendimento seja acompanhado de ações de proteção ao meio ambiente, a exemplo da revitalização do rio e da oferta de saneamento básico as cidades ribeirinhas.