Universidade do ABC deve iniciar aulas em setembro, diz secretário do MEC

13/01/2006 - 19h11

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Universidade Federal do ABC, que está sendo implantada pelo Ministério da Educação (MEC) em Santo André (SP), deve começar a funcionar em setembro deste ano, com 1,5 mil vagas. Essa é a expectativa do secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan. Ele participou hoje (13), no Rio de Janeiro, da apresentação do projeto arquitetônico da nova unidade federal de ensino superior.

A previsão é que as obras comecem em março deste ano. A construção deve ser concluída no período de 12 a 18 meses. Apesar disso, o MEC avalia a possibilidade de alugar um prédio na cidade de Santo André para que a universidade comece a funcionar no segundo semestre.

As 1,5 mil vagas do primeiro vestibular, previsto para julho, serão oferecidas para o curso superior básico em Ciências Tecnológicas. "É um curso novo no país, de três anos, em que os alunos vão estudar Química, Física, Matemática e Biologia. Depois, quem quiser poderá completar seus estudos na Engenharia, Arquitetura ou um outro curso que desejar", disse Maculan, lembrando que a região do ABC paulista é uma área industrial com um grande número de habitantes.

De acordo com o secretário, a Universidade Federal do ABC servirá para aumentar o número de vagas públicas nas instituições superiores de ensino de São Paulo. "Apesar de São Paulo ser considerado o estado com maior desenvolvimento industrial da federação, é o que tem menor número de vagas públicas no total de vagas no vestibular. Em termos de universidades federais, é um estado que tem pouco apoio", afirmou.

Segundo Maculan, o MEC quer implantar, ainda neste ano, as outras três novas universidades federais anunciadas pelo governo federal: Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul; Recôncavo Baiano, na Bahia; e Pampas, no Rio Grande do Sul.