Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – O Plano Diretor para Desenvolvimento da Produção de Gás Natural e Petróleo da Bacia de Santos prevê investimentos da Petrobras em atividades de exploração e produção na região da ordem de U$ 18 bilhões nos próximos 10 anos. O anúncio foi feito hoje, no município de Santos, pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.
De acordo com o Plano, o mercado do Sudeste terá, a partir do segundo semestre de 2008, um crescimento de 12 milhões de metros cúbicos diários no fornecimento de gás. Esse volume deverá aumentar, até o final de 2010, para cerca de 30 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo informou no Rio de Janeiro a assessoria de imprensa da estatal, a ampliação do fornecimento de gás para o Sudeste vai contribuir de modo significativo para a redução da dependência brasileira de gás importado.
Gabrielli anunciou também a instalação da nova Unidade de Negócios da Bacia de Santos naquela cidade. A unidade vai se encarregar da condução da parte operacional das atividades na região, que ganhou mais importância para a Petrobras com as recentes descobertas de gás e óleo, disse a assessoria.
A Bacia de Santos começa no estado do Rio de Janeiro e vai até Florianópolis, capital catarinense, envolvendo uma área de 352 mil quilômetros quadrados. Junto a seus parceiros, a Petrobras detém 40,6 mil quilômetros quadrados de concessões exploratórias nessa bacia, revelou a assessoria.