Brasília - O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), visita hoje de manhã ribeirinhos da comunidade de São Raimundo do Pirativa, no Amapá. O objetivo é conversar com a população sobre as denúncias de que moradores do local teriam sido usados como cobaias em pesquisa sobre a malária. A vila fica a cerca de 20 quilômetros de Macapá e faz parte do município de Santana. Acompanham o senador o promotor e autor da denúncia, Haroldo Franco, e o procurador-geral do estado, Márcio Alves.
À tarde, Cristovam dá entrevista sobre o assunto. O encontro com a imprensa ocorre às 15 horas, no auditório do Ministério Público Estadual, na capital amapaense.
O estudo sobre a doença – denominado Heterogeneidade de vetores e malária no Brasil – foi iniciado em 2003, é coordenado pelo professor Robert Zimmerman, do Departamento de Entomologia da Universidade da Flórida (EUA), e conta com a participação da pesquisadora Mércia Arruda, do Departamento de Imunologia do CpqAM; Allan Kardec Gallardo, servidor do governo do Amapá; e pesquisadores do Departamento de Entomologia da Universidade de São Paulo (USP).