Aumenta número de mortes em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul

03/01/2006 - 17h02

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – Aumentou o número de mortes durante as comemorações da passagem do ano no Rio Grande do Sul. Entre sexta-feira (29) e a manhã de segunda-feira (2), 19 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 20 foram assassinadas. No ano anterior, o número de mortes em acidentes nas ruas e estradas foi de 11 pessoas.

Nas estradas federais foram quatro mortes entre sexta-feira e domingo, durante a Operação Ano Novo", e outras duas mortes na segunda-feira. De acordo com o inspetor Otávio Cunha, do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal em Porto Alegre, aconteceram 97 acidentes, deixando 62 pessoas feridas. De 2004 para 2005, houve 136 acidentes com 57 feridos e três mortes nas estradas federais do Rio Grande do Sul.

O balanço da Polícia Rodoviária Federal não contabiliza vítimas retiradas com vida dos locais dos acidentes. Em estradas estaduais e zonas urbanas os acidentes de trânsito vitimaram outras 13 pessoas.

Em Guarani das Missões, no interior gaúcho, a 500 quilômetros da capital, uma mulher morreu atropelada por um carro sem motorista. Um automóvel Gol, estacionado em um aclive com o freio de mão mal puxado, começou a andar sozinho e tomou velocidade percorrendo 60 metros antes de atropelar e matar Flávia Pluta, de 51 anos.