Município de Campos (RJ) decreta estado de emergência

02/01/2006 - 16h18

Vítor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A prefeitura de Campos, no norte do Rio de Janeiro, decretou hoje (2) estado de emergência em função das chuvas que afetaram o município entre os meses de novembro e dezembro, provocando alagamentos.

Segundo o secretário municipal de Comunicação Social, Roberto Barboza, a área mais afetada é o bairro conhecido como Baixada Campista, um pólo cerâmico e de produção de grãos e cana-de-açúcar onde vivem cerca de 60 mil pessoas.

Segundo ele, a região ainda não conseguiu se recuperar, mesmo depois do fim das chuvas, há uma semana. O decreto de estado de emergência visa facilitar a contratação de obras para recuperar a economia da região. "Houve muito estrago, prejudicando estradas e produtores rurais. A prefeitura necessita fazer algumas intervenções urgentes, para normalizar a situação na zona rural", disse, acrescentando que há necessidade de desobstruir alguns canais que estão entupidos e, por isso, estão provocando alagamentos. "Também é preciso reparar as estradas, porque os produtores não têm como escoar a produção", informou.