Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou para o dia 28 de fevereiro próximo o prazo para os municípios adotarem a Versão 6.0 do programa de computador que administra a entrada e manutenção de dados do Cadastro Único. A versão irá permitir que o município verifique quais são seus cadastros ativos e inativos e, assim, possa eliminar possíveis repetições.
O MDS identificou as situações em que há mais de um registro para o mesmo responsável legal. Nesses casos, foi escolhido como cadastro ativo aquele mais atualizado. Os outros cadastros, desatualizados e repetidos, foram chamados de inativos. Desse modo, toda a atualização do cadastro municipal deve ser feita considerando o cadastro ativo.
Até agora, cerca de 2,6 mil municípios já estão utilizando a Versão 6.0. Em todo o país, foram realizados treinamentos de capacitação sobre a nova versão com aproximadamente 4,3 mil prefeituras.
No início de janeiro o MDS irá distribuir a versão impressa e melhorada dos manuais de instalação e operacional do programa para serem usados como apoio na utilização da Versão 6.0. A nova versão do cadastro já está disponível para download no portal