Senador consegue verba para bombeiros no Piauí após interromper discussões do orçamento da União

29/12/2005 - 16h28

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) confirmou a liberação de R$ 8 milhões de recursos federais para a compra de duas escadas Magirus (usadas para resgates em prédios) e duas viaturas para o Corpo de Bombeiros de Teresina (PI).

Fortes interrompeu, por diversas vezes, as discussões na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional esta semana. O objetivo, segundo o senador, era o de sensibilizar o Ministério do Planejamento para o repasse da verba, autorizada desde 2004.

"Conseguimos a confirmação de que o Planejamento vai encaminhar um Projeto de Lei disponibilizando este dinheiro para o próximo ano", disse. A assessoria de imprensa do ministério não soube confirmar esta informação.

O prefeito da cidade, Sílvio Mendes, ressalta que as aquisições são essenciais para a região. "Teresina cresceu muito nos últimos dez anos. Temos prédios residenciais com mais de 20 andares e, a falta da escada, eleva o risco de graves incidentes", justificou. Mendes ressaltou, porém, que casos de incêndio no local são raros.