Patrus explica transferência de dinheiro da saúde para o Bolsa Família

29/12/2005 - 11h18

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, justificou hoje (29) a transferência de R$ 2,1 bilhões do orçamento da saúde para o programa Bolsa Família. "São recursos com programas que foram e estão sendo integrados e ampliados no nosso ministério", disse o ministro em entrevista à Agência Brasil .

Ontem (28), parlamentares da oposição ameaçaram não votar o Orçamento por causa da transferência das verbas. Segundo Patrus, o programa Bolsa Família integra outros benefícios, como o Bolsa Alimentação, que anteriormente eram desenvolvidos pelo Ministério da Saúde.

"O Bolsa Alimentação era um programa ligado ao Ministério da Saúde. Portanto, está havendo um acerto porque o Ministério da Saúde tinha gastos anteriores com programas integrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome", afirmou.

O ministro destacou que o Bolsa Família integra, além do Bolsa Alimentação, outros benefícios como o Bolsa Escola e o Auxílio-Gás. Patrus ressaltou que, com essa integração, é possível fazer um cadastro único. "Isso permite um maior controle e fiscalização", disse.

Segundo ele, os dois ministérios trabalham em parceria, já que uma das condições para os beneficiários do Bolsa Família receberem a verba é manter as vacinas atualizadas, acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças e fazer o acompanhamento pré-natal. "Há um espaço de cooperação dos dois ministérios", afirmou.