Relator da CPI dos Correios apresenta amanhã prestação de contas das investigações

20/12/2005 - 19h23

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresenta amanhã (21), às 10 horas, a primeira prestação de contas das investigações conduzidas pela comissão.

Segundo o presidente da CPMI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), os técnicos da comissão estão fazendo uma série de cruzamentos de dados das informações obtidas com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de pessoas físicas e jurídicas.

"Uma das questões a serem apresentadas (pelo relator) são conclusões ou indícios do que aconteceu com todos estes saques", disse Delcídio, ao ser indagado se Serraglio apontaria a existência do pagamento de mesadas a parlamentares, o chamado 'mensalão'. O senador informou que as investigações envolvem saques bancários, ligações telefônicas realizadas "e eventos ocorridos dentro do próprio Congresso Nacional".

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cobrou de Delcídio um calendário dos trabalhos da CPMI durante o período da convocação extraordinária do Congresso. Renan Calheiros explicou que, quando convocou o Parlamento para trabalhar em janeiro, teve justamente a intenção de "garantir o aprofundamento das investigações".

Ele disse que vai conversar com o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais
(PFL-PB), para discutir o calendário de trabalho da comissão na convocação extraordinária.