Programa Luz para Todos chega ao Amapá em janeiro

20/12/2005 - 12h16

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de janeiro, a população do estado do Amapá passará a ser beneficiada com o programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia. O anúncio foi feito hoje (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Macapá (AP). Segundo o presidente, o Amapá era o único estado ainda não incluído no programa. "A empresa de energia estava inadimplente, mas nós resolvemos que o povo do Amapá não pode pagar o pato por causa da inadimplência de uma empresa".

Iniciado em 2004, o programa Luz para Todos beneficia atualmente cerca de 1,6 milhão de pessoas em todo o país. A meta é levar energia elétrica para mais de 12 milhões de brasileiros até 2008. O programa beneficia famílias com renda inferior a três salários mínimos que morem na zona rural.

Têm prioridade de atendimento: comunidades atingidas por barragens, municípios com índice de presença de luz elétrica inferior a 85%, municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), locais públicos, pequenos empreendimentos que utilizem energia elétrica, populações que vivam perto de unidades de conservação ambiental, comunidades indígenas, quilombolas e projetos de eletrificação rural por demanda coletiva.