Lula inaugura Centro de Reabilitação Infantil do Amapá

20/12/2005 - 7h37

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, no fim da manhã, o Centro de Reabilitação Infantil do Amapá. A nova unidade faz parte da Rede Sarah de Reabilitação e é destinada ao atendimento de crianças de zero a 16 anos com problemas no desenvolvimento motor ou lesões cerebrais. A cerimônia, às 12 horas, conta com participação do ministro da Saúde, Saraiva Felipe.

O presidente desembarca em Macapá às 9h30. No primeiro compromisso na cidade, visita as obras do novo terminal de passageiros e do pátio de aeronaves do aeroporto internacional, que devem ser concluídas até 2007. Com investimentos do governo federal, o novo aeroporto terá 16 balcões de atendimento, capacidade para atender 700 mil passageiros por ano, três esteiras de bagagem e uma área comercial de 2,3 mil metros quadrados.

Depois de visitar as obras do aeroporto e de inaugurar o centro de reabilitação, Lula segue para Santana (AP) onde, às 16 horas, participa da assinatura de convênio para a construção do Terminal Pesqueiro Público do município. Acompanha o presidente o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), José Fritsch que, na ocasião, lança em âmbito estadual o programa de alfabetização para pescadores e anuncia a entrega de dez computadores para a implantação do telecentro da cidade.

O projeto do terminal pesqueiro, com oito mil metros quadrados de área, deve ser concluído em um ano, a um custo de R$ 3,2 milhões. Desse montante, a Seap repassará à prefeitura R$ 2,9 milhões.

Ao fim da solenidade, Lula segue para Macapá de onde, às 17h30, viaja para Brasília. A chegada à Base Aérea está prevista para as 21h20.