Fornecimento de energia nos próximos cinco anos está garantido, diz Tolmasquim

20/12/2005 - 19h24

Brasília, 20/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O consumidor brasileiro não precisa se preocupar com o abastecimento de energia elétrica nos próximos cinco anos, uma vez que o leilão para contratação de novos empreendimentos de geração de energia, realizado no dia 16, prevê a oferta de mais 3.286 megawatts/hora em média.

A garantia foi dada hoje (20) pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, que destacou a perspectiva de o país ter, pela primeira vez, um cronograma de geração de energia. Os cinco anos, disse, são suficientes para que os 49 empreendimentos contratados no leilão entrem em operação.

Em visita à sede da Eletrobrás, onde lançou o livro Geração de Energia Elétrica no Brasil, Tolmasquim lembrou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai precisar contratar menos de 6% de nova geração para 2008 e 2009, o que "é muito pouco". E reiterou que os preços não vão cair, mas os reajustes serão menores para o consumidor final, diante do aumento da oferta.

Os 49 empreendimentos contratados no leilão de sexta-feira passada somam investimentos de R$ 68,4 bilhões. São 17 usinas hidrelétricas, três pequenas centrais hidrelétricas, sete usinas movidas a biomassa e 20 termelétricas (cinco a gás natural, duas a carvão e 15 a óleo diesel). Já existem 29 dessas usinas, mas elas são consideradas novas pela legislação, e 20 são novos empreendimentos, explicou Tolmasquim.