Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Em entrevista coletiva de rádio hoje (14), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, disse que a Amazônia contará com cerca de R$ 30 milhões de fundos setoriais em 2006. "Não são recursos suficientes para toda a questão da Amazônia, mas são razoáveis, eles dão para fazer muito mais do que se fazia", afirmou. O montante inclui o Fundo para a Amazônia (CT-Amazônia) e recursos de ações transversais (que compreendem mais de uma área) em ciência e tecnologia.
Segundo o ministro, esses recursos serão aplicados nas três instituições que o ministério mantém na região: Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A intenção, explicou, é que a verba seja utilizada na formação e qualificação profissional. "Nós estamos aguardando a apresentação de um projeto mais substancial que propõe formação de recursos [humanos] para a Amazônia", disse. "Essa formação de recursos vai ser feita tanto nas instituições da região quanto outras instituições de outras regiões, mas que têm programas que são importantes", acrescentou.
Rezende disse, ainda, que com a definição de ações transversais entre os fundos setoriais existentes será possível aportar recursos para vários programas. A entrevista foi coordenada pela Rádio Nacional, com a participação de mais dez emissoras de todo o país.