Edla Lula
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A execução de obras na área de infra-estrutura e dos projetos sociais será o principal tema da reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o próximo dia 19, afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, Bernardo disse que Lula "vai cobrar dados da execução orçamentária e saber como está o cumprimento das metas".
Bernardo diz que, em outubro, ele e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef iniciaram uma peregrinação a todos os ministérios para prestação de contas sobre o andamento dos projetos. O resultado das conversas será discutido na reunião.
Segundo os dados do Ministério do Planejamento, até 31 de novembro o governo liberou para os ministérios 85,9% dos R$ 16 bilhões previstos no orçamento para custeio e investimentos. Mas o valor que efetivamente é gasto a 78,2% do previsto.
"Essa radiografia tinha o objetivo de garantir que as obras andem, que não faltem recursos, que os problemas encontrados, de gestão, ambiental ou de projeto, sejam resolvidos para a gente colocar efetivamente essas coisas funcionando no dia a dia", afirmou. "As obras não estão andando no ritmo que nós gostaríamos. Mas no início do ano que vem nós vamos ter várias obras de presença marcante", garantiu o ministro.
Para acelerar, o ministro propõe um "planejamento de curtíssimo prazo", para que não haja descontinuidade no período entre este final de ano e o início do próximo, quando for publicado o decreto de programação financeira, o que acontece entre os meses de fevereiro e março. "Estamos preocupados em trabalhar bem esse exercício e começar 2006 sem parar empreendimentos, sem parar execução de obras".