Conferência da Organização Mundial do Comércio na China entra no segundo dia

14/12/2005 - 5h16

Brasília - A 6ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) entra hoje no segundo dia discutindo pontos polêmicos da Rodada Doha de negociações comerciais, iniciada em 2001. O encontro está sendo realizado em Hong Kong e reúne representantes de mais de 130 países.

Participam os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; e da Secretaria Especial da Pesca, José Fritsch.

Hoje (14), o ministro Furlan terá encontros bilaterais com os ministros do Comércio da Nigéria, Alhaji Idris; da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Toshihiro Nikai; do Comércio Exterior do Canadá, Jamesm Scottt Peterson; e da Indústria da Alemanha, Michael Glos. No fim da tarde, reúne-se com o vice-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

Já o ministro Roberto Rodrigues, que viajou para Hong Kong no fim de semana, fala hoje com jornalistas brasileiros – pelo sistema viva voz do ministério – sobre o início das negociações agrícolas e das perspectivas de liberalização nesse setor.

A 6ª Conferência Ministerial da OMC vai até domingo (18).