Ivan Richard
Da Agência Brasil
Brasília - A próxima Copa do Mundo de Futebol, em junho do ano que vem, na Alemanha, deve ajudar crianças órfãs em diferentes continentes do mundo. Uma parceria entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a organização não-governamental Aldeias Infantis prevê a construção de seis Aldeias Infantis SOS em várias partes do mundo.
Presente em 132 países, a ong existe há mais de 50 anos. No Brasil, a organização mantém projetos há 38 anos. De acordo com diretor regional do Norte e Nordeste e Centro-Oeste, Rodrigo Coutinho, mais de 8 mil crianças e adolescentes em 14 aldeias e 12 centros sociais já foram beneficiadas no país.
Coutinho lembrou que a ONG tem a missão de reconstruir lares. "(As aldeias) simplesmente trabalham construindo famílias para crianças que tiveram esse direito retirado. Montamos famílias para as crianças que não têm família", disse. Ele explicou que o trabalho é feito por mães sociais, as responsáveis pelas aldeias.
De acordo com o diretor, a parceria com a Fifa, chamada de Seis Aldeias para 2006, será lançada no Brasil, na cidade de Garaçú (PE), e trabalhará em duas linhas: atendimento familiar e prevenção ao abandono e fortalecimento da família. "É impressionante como as crianças que têm a possibilidade de viver nas nossas aldeias têm um resultado bom e se desenvolvem como cidadãos", comemorou Coutinho.
Os clubes de futebol farão jogos amistosos em nome para contribuir com a campanha. Os parceiros oficiais da Fifa e do Comitê Organizador da Copa 2006 da Alemanha apoiarão o compromisso social em prol das Aldeias Infantis SOS. Além disso, jogadores e outras personalidades emprestarão sua popularidade à campanha.
Os países que vão receber as novas Aldeias, de acordo com o endereço eletrônico da ONG, foram selecionados considerando a necessidade e aproveitando a popularidade do esporte, como é o caso do Brasil, México, Nigéria e Ucrânia.
Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, Rodrigo Coutinho afirmou a ong é mantida por doações voluntárias e que os interessados em ajudar podem ligar no telefone 0800160633. "Você pode se tornar um amigo, com contribuição mensal a partir de R$ 10. É uma organização séria que está trabalhando no Brasil há mais de 30 anos e que faz a diferença na vida de crianças", disse.