Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ao participar hoje da cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir que os parlamentares aprovem, ainda neste ano, a proposta que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que está em análise no Congresso Nacional.
"Nós temos o projeto mais importante no Congresso Nacional, que já está lá há alguns meses, e eu estou torcendo e pedindo para vocês, que conhecem deputados, telefonarem e pedirem o apoio, porque nós precisamos aprovar o Fundeb, porque ele é a possibilidade de garantirmos definitivamente a melhoria da educação, do ensino fundamental brasileiro", disse Lula, ao falar, no Palácio do Planalto, para uma platéia de estudantes e jovens cientistas.
Diferente do Fundef, que financia apenas o ensino fundamental, o Fundeb vai investir na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. Com duração de 14 anos, o novo fundo será implantado de forma gradativa. Até chegar ao quarto ano de vigência, o objetivo é atender 47,2 milhões de alunos com investimentos públicos anuais de R$ 50,4 bilhões, dos quais R$ 4,3 bilhões provenientes da União.
Lula destacou, em seu discurso, que não haverá muitas possibilidades para o Brasil, se o país não fizer "uma revolução na educação brasileira, garantindo a todos um ensino de qualidade que permita aos alunos de qualquer escola brasileira competir com alunos de qualquer escola do mundo".