Lula destaca participação de negros e indígenas no Programa Universidade para Todos

12/12/2005 - 5h55

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou os números do Programa Universidade para Todos (ProUni), que este ano ofereceu bolsas de estudo em universidades a mais de 100 mil estudantes de baixa renda. Lula destacou, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, a participação da população negra e indígena. "Na primeira fase, já entraram 1.200 representantes dos povos indígenas na universidade, 38 mil dos 112 mil jovens que entraram são afrodescendentes. Portanto, jovens, mulheres e homens, negros que antes não tinham possibilidade, agora estão estudando como qualquer outro brasileiro têm direito".

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida isenção de alguns tributos.

O presidente também destacou a realização das Olimpíadas de Matemática nas escolas públicas em 2005. "É a maior olimpíada do mundo. Tem quase cinco milhões de jovens a mais que a Olimpíada dos Estados Unidos", disse. Ao todo, 10,5 milhões de alunos participaram da primeira fase da competição, em 16 de agosto, e 400 mil foram selecionados para a segunda fase, realizada em 8 de outubro.

Para Lula, a competição é um exemplo de estímulo aos estudantes brasileiros. "Acho que temos que fazer outra vez a Olimpíada da Matemática. Vamos provar que essa meninada brasileira, quando motivada, ‘sai de baixo’ porque eles vêm com tudo para serem vitoriosos".

O ganhador da olimpíada este ano foi Paulo Santos Ramos, de 16 anos, aluno da 6º série da Escola Classe 405 Sul em Brasília. O aluno possui deficiência física, visual e auditiva.