Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – A representação da empresa de telefonia Brasil Telecom contra o ex-controlador da companhia, Daniel Dantas, foi elogiada pelos diretores de fundos de pensão que são acionistas da companhia. A Brasil Telecom apresentou uma denúncia, hoje (12), à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra Dantas, afirmando que ele utilizou irregularmente R$ 361 milhões da empresa. Danta teria feito pagamentos para o seu banco, Opportunity, com dinheiro da Telecom.
A entrega da documentação à CVM foi elogiado pelo presidente do fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás(Petros), Wagner Pinheiro. Ele acredita que a medida mostra uma postura forte da nova gestão da companhia "e me parece que vai ficar claro para a sociedade que os acionistas controladores tomaram a decisão correta de retirar o gestor Opportunity que, mais do que cuidar da companhia, cuidou dos seus interesses próprios na gestão da Brasil Telecom". O conselho administrativo da companhia afastou o banco Opportunity do controle no dia 30 de setembro.
O presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Sérgio Rosa, concorda com Pinheiro. Disse que a medida adotada pela Brasil Telecom é importante. "Havia práticas bem estranhas para uma empresa que tem acionistas minoritários e tem que prestar contas daquilo que faz". Segundo Rosa, "mostrava um perfil do principal gestor voltado para benefícios próprios o tempo todo".