Uva e Vinho produzidos no Vale do São Francisco serão tema de seminário da Embrapa

08/12/2005 - 10h11

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Os avanços das pesquisas na área de produção de uva e vinho no Vale do São Francisco e as oportunidades de ampliação do mercado consumidor serão os principais temas do seminário que será realizado nesta sexta-feira (9), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no auditório da instituição em Petrolina, no sertão de Pernambuco.

Durante o encontro, vai ser assinado convênio entre representantes da Embrapa e do governo do estado para instalação do Centro Tecnológico da Uva e do Vinho, que demandará investimentos de R$ 4,5 milhões do governo estadual. Na unidade será criada uma estrutura de pesquisa e treinamento de pessoal, visando a ampliar a produção.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Giuliano Elias Pereira, a região do São Francisco é a segunda maior área de concentração da atividade vinícola do país, com a produção de oito milhões de litros de vinho por ano. Giuliano vai falar para técnicos, produtores e empresários que participam do seminário sobre a qualidade dos 10 tipos de vinhos produzidos na região.

A fabricação de vinhos no sertão de Pernambuco e da Bahia teve início na década de 80, a partir da introdução, pela Embrapa, de variedades de uvas vindas da França, Itália, Austrália e dos Estados Unidos. Atualmente, os vinhos do vale, além de abastecer o mercado interno, são exportados para mercados consumidores da Europa, Japão e Estados Unidos.