MEC aguarda equipe econômica para lançar edital de contratação de quatro mil professores

08/12/2005 - 9h37

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação aguarda decisão da equipe econômica do governo para publicar o edital que determina a contratação de quatro mil novos professores para instituições federais de ensino superior. O anúncio da contratação foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na terça-feira (6).

Segundo nota divulgada na página do MEC na internet a publicação do edital que determina o número de vagas e as lotações do concurso deve ser definida ainda esta semana. "A contratação de quatro mil professores pelas instituições federais de ensino superior (Ifes) deverá ser definida pelo governo esta semana. O número de vagas já foi fixado, mas faltam as autorizações da área econômica para que o processo comece".

O impasse para a divulgação das novas contratações adia o término da greve dos professores de ensino superior, afirma a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Marina Pinto. De acordo com ela, a contratação de novos profissionais é um dos quesitos para o fim da paralisação, que começou no dia 30 de agosto.

No entanto, Marina ressalta que a decisão do Ministério da Educação de divulgar a abertura de vagas representa uma vitória do movimento grevista. "O ministro afirma que estas vagas não têm relação com a greve dos professores. Mas isto é difícil de acreditar. Há muito tempo reivindicamos o processo de abertura de novas vagas", diz.

A paralisação dos docentes é a quarta mais longa dos últimos 25 anos. Dados do Andes indicam que esta greve superou a ocorrida em 2001, que durou 108 dias. Nos últimos 25 anos, segundo o Andes, os professores totalizaram dois anos e sete meses de dias parados.