Presidente da CPI dos Bingos apresenta requerimento para convocar Palocci

07/12/2005 - 16h27

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL-PB) apresentou há pouco o requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. De acordo com Efraim, Palocci ligou ontem (6) para ele e disse que não aceitava convite para falar à CPI. Segundo o senador, Palocci pediu que a data do depoimento fosse marcada por convocação. "Ele falou de uma forma educada, e gentil, mas desrespeitou o acordo firmado nesta CPI entre a oposição e a base do governo para ele fosse apenas convidado".

Efraim disse que Palocci argumentou já ter dado explicações em outras comissões do Congresso Nacional nos últimos dias. O ministro foi no final de novembro à comissão especial da Câmara que analisa a proposta de emenda constitucional de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e à Comissão de Finanças e Tributação. "Não considero essa explicação válida. As outras comissões tratavam sobre assuntos específicos e não deram a oportunidade do ministro explicar as denúncias feitas contra ele aqui", disse Moraes.

Ele quer votar na próxima terça-feira o requerimento que convoca Palocci a depor. Outros integrantes da CPI, no entanto, defendem que o requerimento seja votado ainda hoje e que o depoimento seja marcado para a próxima semana, antes do início do recesso parlamentar.