Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
A Petrobras vai chegar ao final do ano com uma produção média diária de petróleo no mês de dezembro da ordem de 1,850 milhão de barris de petróleo, praticamente empatando com a média diária do consumo de derivados do produto. A afirmação foi feita pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella. Segundo ele, o ano de 2004 foi bom e, com a entrada em produção da plataforma P-50, a empresa deverá obter a auto-suficiência sustentada (ou seja, a media diária mensal equivalente ao consumo diário mensal) no primeiro trimestre.
"A auto-suficiência está garantida para o próximo ano com a entrada em operação da P-50, que vai começar a produzir na Bacia de Campos já em janeiro", disse Estrella. "Além disso, vamos completar a produção de Marlim Sul [também na Bacia de Campos] até março. A P-34 [no Espírito Santo] entra em meados do primeiro semestre. Vamos, também colocar em produção os campos de Golfinho, Manati e Peroá-Cangoá. Como vocês podem ver: só tem coisa boa."
No entanto, de acordo com Guilherme Estrella, a média da produção nacional ao longo do ano ficará em torno dos 1,700 milhão de barris diários de petróleo, resultado ainda abaixo da demanda interna de mais de 1,800 milhão de barris de derivados. As declarações do diretor da Petrobras foram dadas no Clube de Engenharia, onde a empresa foi homenageada pelos 52 anos de sua fundação.