Milhares de CDs piratas são destruídos em frente ao Congresso

06/12/2005 - 10h38

Luciana Valle
Repórter da Rádio Nacional AM

Brasília – O espaço em frente à rampa do Congresso Nacional virou palco da destruição de 500 mil CDs e DVDs falsificados apreendidos em todo o país durante 2005. O ato simbólico marca o Dia Nacional de Combate à Pirataria, ocorrido no sábado (3).

O secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, Márcio Gonçalves, comemora resultados "impressionantes" no combate às cópias não autorizadas, graças à mobilização dos órgãos de fiscalização e repressão federais, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria da Receita Federal.

De janeiro a novembro deste ano, mais de 26 milhões de produtos fonográficos, CDs e DVDs gravados e virgens, foram apreendidos em todo o país, segundo a Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos (APDIF). Com as apreensões, mais de 1,5 mil pessoas foram indiciadas por crime de violação ao direito autoral e 151 presas no período.

A organização do ato de destruição do material ilícito é da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e o Fórum Nacional de Entidades Contra a Pirataria. Após a destruição na rampa, deputados, senadores e entidades que lutam contra a pirataria serão homenageados no Salão Negro da Câmara dos Deputados.