Uso do software livre é tema de conferência em Olinda

02/12/2005 - 7h39

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Especialistas na área de tecnologia da informação, representantes de companhias investidoras, estudantes e militantes da comunidade latino-americana de software livre participam, a partir da próxima segunda-feira (5) em Olinda, da 2ª Conferência Latino Americana sobre uso e desenvolvimento de software livre.

O evento, que se realiza no Centro de Convenções, é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, organizações não-governamentais, governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

O software livre surgiu no Brasil na década de 80 para se contrapor aos softwares pagos, usados pelas empresas de informática. Na época profissionais da área de informática criaram softwares com código que permitiu a distribuição gratuita. Pelo menos 58 órgãos públicos são favorecidos atualmente com software livre de código aberto no país, incluindo ministérios. Também estão entre os beneficiados os setores financeiro, varejista e de saúde.

Na Prefeitura do Recife existem 59 tipos diferentes de software livres sendo utilizados, que vão desde editor de texto até editoração gráfica. De acordo com o coordenador do comitê local, Aglacir Formiga, a idéia da conferência é mostrar as vantagens para quem adota os programas livres e incentivar o uso da ferramenta tecnológica, em benefício do desenvolvimento econômico e da inclusão social.