Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – Os brasileiros terão um novo modelo de título eleitoral, com fotografia e dados biométricos de identificação (impressão digital, na qual constará o polegar e do dedo indicador). Para tanto, foi aberta uma licitação que prevê a aquisição de câmeras digitais e equipamentos eletrônicos. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, o processo deve ser concluído em janeiro.
A partir de então, a mudança começará a ser implementada experimentalmente em quatro estados do país: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins, além do Distrito Federal. Nessas cinco unidades da federação, o processo vai incluir 22 milhões de eleitores, que, de acordo com Velloso, devem ter o novo título já nas eleições de 2006.
O ministro do TSE explicou hoje (2) que o novo modelo de título vai funcionar como uma carteira de identidade. "Temos 122 milhões de eleitores cadastrados. Desses, cerca de 30 milhões não têm documento nenhum, senão o título, que não identifica a pessoa, porque não tem fotografia", informou. "Então, vamos tornar cerca de 30 milhões de brasileiros melhores cidadãos, porque poderão exercer melhor sua cidadania com uma identificação", avaliou.
A substituição do título atual pelo novo será obrigatória e deverá ser feita por etapas - a
previsão do TSE é instituir a mudança em cinco estados a cada ano, encerrando o processo em 2009. No estado São Paulo, que tem o maior colégio eleitoral do país, a mudança será feita de forma isolada.