Ministério da Agricultura encerra Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Gripe Aviária

02/12/2005 - 7h19

Brasília - A Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária (gripe do frango) termina hoje no Palácio Itamaraty. O encontro, que começou na quarta-feira (30), reúne especialistas da Organização Internacional de Epizootias (OIE), do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Também participam dos debates representantes dos serviços veterinários dos países sul-americanos, dos produtores de aves e de instituições de docência e investigação científica.

Hoje de manhã, serão apresentadas as recomendações da conferência. Em seguida, integrantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Saúde debatem a prevenção e o controle da gripe do frango com representantes de organismos internacionais de cooperação e do setor privado. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 13h30.

Nos três dias do encontro, um dos objetivos foi debater propostas para a elaboração de um plano multissetorial de vigilância e prevenção da doença nas Américas. A conferência é promovida pelo Mapa, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), o Centro Pan-americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e a União Brasileira de Avicultura (UBA).