Senadora do Pará protesta por falta de informações em relatório da CPI da Terra

29/11/2005 - 19h13

Brasília, 29/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) protestou hoje (29) contra a aprovação do relatório alternativo do deputado Abelardo Lupion (PFL-PR) como texto final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra.

A parlamentar chegou a rasgar o relatório no corredor da Ala Nilo Coelho, no Senado. Emocionada, ela disse que o documento é um desrespeito à memória dos cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais assassinadosnos últimos 20 anos.

"Sou senadora de um estado campeão em morte por violência no campo e não poderia ser cumplíce desses assassinatos votando no relatório alternativo do deputado Lupion, que resume a situação do Pará em 19 linhas. Esse documento é uma ode à violência", acusou Carepa.

Ela ainda tentou negociar com os parlamentares da Comissão a retirada de algumas partes do relatório inicial, do deputado João Alfredo (Psol-CE). "Eles não concordaram em negociar ou mesmo discutir a retirada de itens do relatório. A bancada ruralista queria deliberadamente rejeitar o relatório para aprovar outro, criminalizando o MST", disse.