Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife – O programa nacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que concede empréstimos sem cobrança de juros deverá atender cerca de 40 micro e pequenas empresas de tecnologia em Pernambuco, afirma o superintendente Eduardo Costa.
Segundo ele, serão disponibilizados inicialmente R$ 20 milhões, ao longo de 18 meses, sendo R$ 500 mil por cada empresa. Ele afirmou que para se habitar ao crédito a empresa precisa apresentar um projeto inovador. "Em geral as empresas de software já são inovadoras na essência por serem de base tecnológica, mas outras empresas do segmento de tecnologia da informação também podem se beneficiar", explicou. Os empréstimos poderão ser pagos em até 100 prestações.
O presidente do parque tecnológico de Pernambuco Porto Digital, Valério Veloso, disse que os empréstimos poderão incentivar a competitividade das empresas, que tinham como principais entraves ao desenvolvimento a garantia de crédito adequado à dinâmica de produção de software.
Os empréstimos serão financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os empresários interessados poderão se inscrever na página do FINEP na internet ou de instituições parceiras, como o Porto Digital, que serão responsáveis por uma pré-seleção das propostas. A resposta será dada em um prazo de 30 dias.
O vice-governador de Pernambuco José Mendonça Filho afirmou que um dos principais gargalos que limitam a geração de oportunidades de desenvolvimento das empresas é a concessão do crédito. "Com o novo programa a juro zero, encontramos caminhos alternativos para oferta de crédito no sentido de viabilizar atividades inovadoras ligadas a tecnologia".