Petrobras ganha licitação em um dos blocos para exploração gás na Venezuela

16/11/2005 - 13h46

Rio, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras Internacional e a companhia japonesa Teikoku Oil ganharam, em leilão realizado na Venezuela, o direito à licença para exploração de gás natural no bloco Moruy II, que faz parte do Projeto Rafael Urdaneta – Fase B. O bloco, arrematado na segunda rodada de licitações para exploração submarina na Venezuela, tem 874 km2 de extensão e está localizado na parte sudeste do Golfo da Venezuela, ao norte do Lago Maracaibo.

Segundo informações da assessoria de Imprensa da Petrobras, a estatal brasileira será operadora do bloco, detendo os mesmos 50% de participação que a empresa japonesa.

De acordo com a assessoria, o prazo opcional de licença para as atividades de exploração e produção é de 30 anos, incluindo três anos de período inicial de exploração, com um ano de extensão. Somente na fase exploratória inicial, os investimentos deverão totalizar cerca de US$ 20 milhões.

Esta será a quarta operação conjunta entre as duas companhias, que já desenvolvem, através de suas subsidiárias, operações cojuntas em projetos de exploração e desenvolvimento da produção de gás natural, nos blocos de San Carlos e Tinaco, também na Venezuela, e nos blocos Cuervito e Fronterizo, no México.Desenvolvem também projetos de exploração e desenvolvimento da produção de óleo, nos blocos 18 e 31, no Equador.