Funasa fará pesquisa sobre saúde e nutrição dos povos indígenas

13/11/2005 - 9h17

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília - O governo quer melhorar a qualidade nutricional e de saúde das 65 mil crianças indígenas, com idade até 5 anos, bem como de mulheres gestantes e que estejam amamentando. Para isso, vai realizar, ainda neste ano, a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, cujo objetivo é avaliar como está a saúde do índio brasileiro. A pesquisa será coordenada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

De acordo com o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, o sistema vai ajudar na definição de ações para melhorar as condições de vida dos povos indígenas. "Com o resultado da pesquisa, poderemos fazer a complementação e suplementação nutricional para melhorar a qualidade de vida da população indígena, além de evitar a mortalidade infantil", afirmou Lustosa.

Ele informou que a pesquisa vai permitir uma atuação rápida e precisa da Funasa, evitando que se repitam eventos desagradáveis, como o de Dourados (MS), onde morreram muitas crianças indígenas vítimas de subnutrição.

As instituições interessadas em participar da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas devem encaminhar suas propostas até 5 de dezembro ao Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (SAS Q. 5 – Bloco N – Edifício OAB / 8º andar - Sala 804 Brasília - DF - CEP: 70.438-900).

Mais informações podem ser obtidas pelo correio eletrônico eveline.moura@funasa.gov.br ou pelo telefone (61) 3314-6654.