Infectologista alerta no <i>Diálogo Brasil</i> para possibilidade de pandemia de gripe aviária

09/11/2005 - 22h03

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O infectologista e epidemiologista Roberto Medronho disse hoje (9), no programa Diálogo Brasil, que a mutação do vírus da gripe aviária pode provocar uma epidemia mundial. "O mundo não tem anticorpos e resistência para combater a mutação desse vírus, por isso há a possibilidade de pandemia", afirmou, no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, os 124 casos já registrados no mundo ocorreram após contato direto com os animais. Medronho explicou que a contaminação se dá por meio da inalação do vírus secretado nas fezes das aves. "A grande preocupação é de que o vírus se adapte e possa ser transmitido de pessoa para pessoa", disse.

O presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira d’Avila alertou, no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, para os riscos que correm os pequenos produtores e as pessoas que entrem em contato com aves soltas.

Em Brasília, no estúdio da TV Nacional, o diretor substituto do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, afirmou que dentre as principais medidas que o Brasil já adota estão as restrições ao ingresso de aves e produtos agrícolas de países onde ocorre a gripe aviária. Ele alertou ainda que "algumas aves migratórias podem trazer a doença para o Brasil e o homem não pode interferir nas rotas".

Também no estúdio da TV Nacional, Eiiti Sato, professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília ressaltou a importância do frango no comércio mundial: o consumo corresponde a 30% da carne vendida no mundo. Segundo ele, "uma pandemia não ocorrerá de maneira uniforme, deverá afetar de forma desigual as regiões, então cada país deve estudar quais são as melhores ações de combate ao vírus".

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo o país e exibido em rede pública de televisão.