CPI dos Correios apresenta relatório parcial sobre movimentação financeira de Marcos Valério

10/11/2005 - 10h18

Luciana Vasconcelos e Marcela Rebelo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios apresenta hoje (10) o relatório parcial de movimentação financeira do empresário Marcos Valério de Souza, elaborado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Fruet afirma que vai pedir o indiciamento do empresário e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares por diversos crimes, entre eles, tráfico de influência, fraude contábil e processual, contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. No caso de Delúbio, o deputado pedirá também indiciamento por crime eleitoral. "Queremos dar fundamentação técnica, principalmente ao Ministério Público, para que se entender possível, apresentar as devidas ações penais", disse. Fruet não descartou o pedido de indiciamento de outras pessoas nos próximos relatórios.

"Não estamos discutindo se há ou não ‘mensalão’ e não estamos apontando as irregularidades nos contratos que estão sendo auditados pelo Tribunal de Contas da União", afirmou. O relatório parcial com análise dos contratos de Marcos Valérios com estatais deve ser apresentado na semana que vem pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

O relatório parcial, segundo Fruet, tem 40 páginas, além das planilhas, e vai ser apresentado em instantes pela CPI.