Defesa Civil alerta sobre chuvas de longa duração no Rio e em São Paulo

01/11/2005 - 16h23

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alerta à Defesa Civil de São Paulo e do Rio de Janeiro sobre a possível ocorrência de chuvas de longa duração amanhã (2) nos dois estados. Segundo a Sedec, as chuvas previstas para amanhã deverão aumentar o risco de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras no Rio e em São Paulo.

A meteorologia indica chuvas de longa duração para o litoral norte paulista e todo o estado do Rio, com maior possibilidade para o litoral fluminense, inclusive a região metropolitana da capital.

A Sedec recomenda que os moradores das áreas sob precipitação pluvial evitem a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros e que busquem abrigo em construções sólidas.

Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de chuvas de longa duração.

Com informações do Ministério da Integração Nacional