Rio, 29/10/2005 (Agência Brasil - ABr) - O primeiro filme da campanha de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes na América do Sul, que será veiculada em rádios, televisões e companhias aéreas do continente, será aprovado em novembro pelo conjunto de países sul-americanos.
A informação foi dada por Sidney Costa, coordenador do programa de Turismo Sustentável do Ministério do Turismo e representante do Brasil na Organização Mundial do Turismo para a Prevenção à Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Ele revelou que serão produzidos quatro filmes com duração variada para ir ao ar a partir de 1º de dezembro.
A campanha está sendo produzida pela Telesur (rede de televisão multinacional de recursos públicos da Venezuela, Argentina e Uruguai, que possui relações com todas as emissoras de TV públicas do continente). "A idéia é que com isso esteja sendo dado o primeiro passo na divulgação da campanha, que é o de entrar no ar em todas as emissoras públicas do continente", destacou Costa.
Cada país receberá seu kit de peças produzidas e utilizará os meios gratuitos de publicidade de utilidade pública para divulgar a campanha. O Ministério do Turismo está negociando também com as companhias aéreas, para que elas coloquem em seus aviões propaganda sobre o tema. Outro ponto específico da campanha é a qualificação da cadeia produtiva do turismo sobre o tema, também incluída no plano de ação já aprovado pelas nações da América do Sul. "Pela primeira vez há uma tomada de posição política por autoridades de turismo sobre esse tema", destacou. E acrescentou que "o papel é de conscientização, mobilização, capacitação, qualificação e incentivo ao empresário do turismo para práticas de responsabilidade social".
Costa disse ainda que o objetivo é criar canais de cooperação diante das necessidades de cada país e que um grupo executivo trabalhará em conjunto no continente, coordenando as ações de combate ao chamado turismo sexual. Em contatos com autoridades e empresários sul-americanos, ele disse ter percebido o interesse para que fosse ampliada a campanha Quem Ama Protege, realizada no Brasil no ano passado.