Brasília - Cerca de 5 mil quilos de carne serão distribuídos hoje (28) na Praça da Sé, na capital paulista, pela Força Sindical. Os lotes de carne, doados por frigoríficos do interior de São Paulo, são excedentes do churrasco realizado ontem, na sede da entidade no Bairro da Liberdade, com a presença de cerca de 6 mil pessoas.
Ao promover o churrasco, a Força Sindical pretendeu mostrar que carne brasileira é de boa qualidade e que o problema da febre aftosa é localizado e não atinge toda a produção. A iniciativa teve ainda o objetivo de protestar contra a restrição à compra do produto brasileiro imposta por mais de 50 países depois que surgiu o primeiro foco de aftosa em Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, o problema já paralisou a produção de grande parte dos frigoríficos, onde trabalham 70 mil pessoas.
Ontem, durante o churrasco, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), e o presidente do Sindifrios, Edivar Vilela de Queiroz, assinaram acordo dando estabilidade de emprego por 30 dias aos trabalhadores em frigoríficos. Na ocasião, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do estado de São Paulo, Melquíades Araújo, conclamou os empresários e sindicatos de outros estados brasileiros a firmarem acordos para garantir a estabilidade dos trabalhadores do setor.