Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil
Rio - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve variação de 0,48% na terceira semana de outubro. O resultado foi 0,01% ponto percentual acima do índice da semana anterior, de 0,47%. O resultado foi divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas.
A taxa do grupo alimentação, apesar de permanecer negativa (-0,11%), foi a que mais colaborou com 0,06 ponto percentual para o crescimento do IPC-S no período. O aumento dos preços das carnes bovinas, que passaram de 2,80% para 4,08%; dos laticínios, de menos 1,50% para menos 1,08%; e das massas e farinhas, de 0,41% para 0,58%, foram os itens que mais se destacaram na aceleração do índice.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal tem preços colhidos nas 12 principais capitais brasileiras. O IPC-S é composto por 450 produtos e serviços, reunidos em sete classes que refletem as despesas das famílias com renda mensal de um a 33 salários mínimos.