Rosamélia de Abreu
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Consórcio Social da Juventude do Programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho, vai dar prioridade, pela primeira vez, ao atendimento de jovens do sexo feminino. A iniciativa está sendo montada em Goiânia. A partir de dezembro deste ano, 500 jovens começam a receber capacitação profissional.
De acordo com a coordenadora geral do programa, Luciana Tannus, uma pesquisa mostrou a necessidade de investir na capacitação de mulheres. "Fizemos um diagnóstico de mercado junto à população jovem e detectamos que a maioria dos jovens desempregados na faixa etária do Programa Primeiro Emprego, entre 18 e 24 anos, é do sexo feminino. A partir desse diagnóstico, nós vamos priorizar as jovens mulheres", revelou. Segundo ela, de 500 jovens que vão receber capacitação profissional, em Goiânia, 300 serão mulheres.
Luciana Tannus informou que atualmente 25 consórcios estão em funcionamento em todo o país, atendendo 34,5 mil jovens, dos quais 30% conseguem ingressar no mercado de trabalho.