Cecília Jorge
Enviada especial
Porto (Portugal) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, as ações adotadas pelo governo brasileiro para conter o foco de febre aftosa identificado no município de Eldorado (MS). Lula ressaltou que o caso foi isolado e de pequenas proporções, com apenas 140 cabeças de gado infectadas. Em todo o país, existem cerca de 200 milhões de cabeças de gado.
"Além da responsabilidade do governo de fiscalizar, é (responsabilidade) do proprietário que sabe que precisa fiscalizar porque aquilo é o seu patrimônio, o seu ganha-pão", disse Lula.
Uma missão brasileira embarcou ontem (12) à noite para a Paris, onde fica a sede da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o objetivo é apresentar a representantes da organização as medidas adotadas para conter o avanço da febre aftosa no Brasil, depois da confirmação da doença em rebanhos de gado.
Além dos 25 países da União Européia, África do Sul, Israel e Rússia comunicaram oficialmente o embargo parcial ou integral à carne brasileira.