Bancários do Piauí e do Maranhão voltam ao trabalho amanhã

13/10/2005 - 17h20

Rio, 13/10/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os bancos privados e públicos dos estados do Piauí e do Maranhão decidiram hoje, em assembléia, aceitar o reajuste salarial de 6% proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), abono de R$ 1,7 mil e participação nos lucros de 80% do salário acrescida de R$ 800 fixos. De acordo com a Confederação Nacional dos Bancários (CNB), os funcionários voltam ao trabalho amanhã (14).

Segundo a CNB, os trabalhadores dos bancos privados e públicos de Brasília e da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil do Rio, além do Banco do Estado de Santa Catarina decidem hoje, à noite, em assembléia, se voltam ao trabalho, o que normalizaria o funcionamento do setor em todo o país.

Os bancários, em greve nacional durante um semana, começaram a voltar ao trabalho hoje em 23 estados. Na pauta inicial de reivindicações, a porcentagem de reajuste era de 11,77%. De acordo com a CNB, no ápice da greve, 120 mil dos 385 mil bancários do país aderiram à paralisação em todos os estados.