Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Requerer auxílios-doença, pensões, aposentadorias e outros benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil para os moradores do Bairro das Pimentas, na periferia de Guarulhos, na Grande São Paulo. Uma nova agência do órgão começou a funcionar hoje (7) em um imóvel alugado pela prefeitura e deverá atender de 300 a 400 pessoas por dia.
Além dos segurados que vivem perto da nova agência, poderão ser solucionados processos da população de bairros vizinhos como Cumbica, Jardim Alvorada, Bom Sucesso e até Itaim Paulista, na capital.
Situado às margens da rodovia Ayrton Senna, o Bairro das Pimentas é ocupado em sua maior parte por famílias carentes. Até agora, quando algum segurado precisava se dirigir ao INSS tinha de se deslocar até a agência central, única existente em Guarulhos, município que tem a oitava economia do país, com 1,2 milhão de habitantes. Isso implicava em gasto de dinheiro com transporte e tempo despendido no trajeto (de meia hora, quando percorrido de ônibus, segundo cálculo da assessoria de imprensa da prefeitura).
Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, que compareceu à solenidade de inauguração, informou que a agência central tem capacidade para atender 1.400 segurados por dia e concede, mensalmente, cerca de 1.800 benefícios. "A nova unidade vai aliviar o atendimento central e beneficiar os segurados, que não mais precisarão se deslocar até Guarulhos", observou ele.
De acordo com Machado, a nova agência do INSS faz parte de um programa de melhorias desenvolvido pelo governo federal."Para melhor atender a nossos segurados, estamos investindo em tecnologia da rede de informações, comprando novos computadores e treinando os funcionários para que estejam mais capacitados para resolver os processos mais rapidamente", acrescentou.
Além disso, o ministro destacou que o governo pretende aumentar a rede de agências, que hoje soma 1.220 no país, e investir mais em tecnologia da informação e inclusão social. O objetivo é tornar mais eficientes os serviços do INSS com a redução do tempo gasto nos processos e, principalmente, levar atendimento às populações que vivem em pequenas cidades.
Nelson Machado disse que a paralisação dos servidores do INSS, realizada em julho e agosto, provocou um atraso no andamento dos processos. "Mas como foi negociada com os grevistas a reposição das horas paradas, as agências foram abertas duas horas mais cedo, o que solucionou a demanda reprimida". Agora, segundo ele, falta ainda pôr em dia os processos pendentes de solução. "Até o final de outubro, teremos eliminado os represamentos decorrentes da paralisação", afirmou Machado.