Palocci defende estímulo à concorrência como forma de garantir crescimento sustentável

06/10/2005 - 12h06

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, defendeu hoje (6) o estímulo à concorrência para garantir o crescimento sustentável do país. Em cerimônia na sede do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ele recebeu o relatório elaborado por técnicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), contendo recomendações para mudanças no sistema brasileiro de defesa da concorrência.

Palocci lembrou que a questão da concorrência ganhou peso nas economias modernas e é "fundamental para a criação, o estímulo e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países". Segundo ele, a concorrência ajuda a equilibrar os preços, interfere na renda das famílias e, no caso de uma defesa eficiente da concorrência, estimula a inovação das empresas.

O documento foi elaborado após análise iniciada em março por consultores do organismo, a pedido do Brasil e contém 22 sugestões de mudanças na lei e na política de concorrência no Brasil.

A OCDE é um órgão internacional e intergovernamental que reúne os países mais industrializados. Por meio da OCDE, os representantes se reúnem para trocar informações e alinhar políticas com o objetivo de potencializar seu crescimento econômico e colaborar com o desenvolvimento dos demais países membros.