Concurso traz a Brasília estudantes dos países do Mercosul

04/10/2005 - 12h22

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu hoje (4), 36 alunos vencedores do concurso-histórico literário Caminhos do Mercosul. Os estudantes, que escreveram sobre o tema "Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade", foram premiados com um passeio de sete dias à capital brasileira.

São seis vencedores de cada um dos países do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai - e dos países associados, Chile e Bolívia. O objetivo do concurso é promover a integração por meio da educação e a união de jovens que compõem os países do bloco.

Fernando Haddad destacou que a iniciativa favorece a formação de uma cultura de integração entre os jovens latino-americanos. "Isso fortalece nossas culturas, dissemina o que o povo latino-americano tem de melhor pelo mundo, reforça nossas identidades e coloca em perspectiva a possibilidade de que os países se unam, dos pontos de vista econômico, social, cultural e educacional em proveito mútuo".

Uma das vencedoras do concurso é Juliana de Castro, que decidiu participar por querer ser escritora. Ela cursa o ensino médio em Recife e escreveu um conto sobre Oscar Niemeyer e as principais obras arquitetônicas de Brasília. "Adoro arte, então para mim foi excepcional pesquisar sobre esse assunto e, como era um conto literário, eu pude ser bem livre", afirma.

Para Vanessa Veiga, de Minas Gerais, o desejo de conhecer pessoas de outras culturas foi um dos motivos para participar do Caminhos do Mercosul. "Quando eu falava que o prêmio é uma viagem a Brasília as pessoas não achava interessante, mas é incrível o aprendizado. Cada país tem um jeito diferente de ver as coisas. É uma coisa que vou levar para o resto da minha vida".

Esta é a terceira edição do concurso, que a cada ano é coordenado por um dos países participantes. Em 2004 o Chile foi o responsável pela organização da edição em que os estudantes escreveram sobre o poeta chileno Pablo Neruda. O primeiro concurso foi organizado pela Argentina, com o tema o "Gaúcho e o Cruzeiro do Sul".

O concurso foi dividido em três fases: seleção na própria escola, depois na secretaria estadual de educação e, por último, por uma comissão formada por técnicos do Ministério da Educação. Participaram jovens de até 17 anos, que escreveram textos entre dez e 20 páginas.