Secretário de Audiovisual defende integração cultural para aumentar união da América do Sul

28/09/2005 - 13h40

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, destacou hoje (28) a importância de se integrar a produção cultural dos países sul-americanos. Segundo ele, para que ocorra essa integração é essencial que os povos conheçam a cultura de cada país.

"Como seria possível falarmos de integração, sem mencionarmos o compartilhamento de nossas identidades ou sem nos conhecermos?", questionou Senna. "Como seria possível superarmos os preconceitos mútuos referentes aos nossos vizinhos, muitas vezes embutidos em nós por terceiros países, sem podermos ver pelas nossas próprias lentes como eles são?".

O secretário participou do Seminário sobre Televisão e Integração na América do Sul, que antecede as discussões da 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, marcada para amanhã (29) e sexta-feira em Brasília. Orlando Senna afirmou que a produção audiovisual tem um papel fundamental nesse processo. "Se a cultura é a substância de integração regional, o audiovisual é seu espírito", declarou o secretário.