PTB decide apoiar Aldo, afirma Fleury

28/09/2005 - 19h54

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por 28 votos a sete, a bancada do PTB decidiu apoiar a candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) à Presidência da Câmara. Segundo o Luiz Antonio Fleury Filho (SP), essa foi a posição do PTB, que deverá ser "respeitada" pelos deputados, "mas a questão não é fechada porque o voto secreto".

Segundo Fleury, a presença do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia – que é do partido –, na reunião da bancada, não pode ser avaliada como um instrumento de pressão do governo para pedir votos para Aldo. "Não houve barganha política nem oferta de cargos para que o apoiássemos", disse Fleury.

Ainda segundo o deputado do PTB, o argumento utilizado para convencer os parlamentares foi o de que há necessidade de um trabalho mais próximo da presidência da Câmara com o governo. "Quando a presidência da Casa estava mais ligada ao governo, ela funcionava melhor", disse ele. "Com a vitória de Aldo, a situação do governo vai melhorar. Assim como pioraria se a oposição ganhar", complementou Walfrido dos Mares Guia.

O ministro do Turismo disse que a possível vitória de Aldo Rebelo solidifica o trabalho das lideranças da base governista na Câmara. "O Aldo é homem de diálogo. Ele não vem para a Câmara representar o governo."