Fábio Calvetti
Da Agência Brasil
São Paulo – Agentes da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo realizaram hoje (28) a Operação Raposa, de cumprimento de11 mandados de busca e apreensão na região metropolitana de São Paulo, nas cidades de Cotia, Itapevi e na capital. A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e deflagrada após suspeitas de desvio de verbas públicas federais em Cotia.
Em comunicado, a Polícia Federal informou que a prefeitura do município desviava verbas federais, destinadas à educação e à saúde, para a empresa terceirizada Procotia. O dinheiro seria utilizado para o pagamento de salários superfaturados ou de funcionários-fantasmas da empresa. Depois, o dinheiro retornaria aos membros da organização criminosa, convertido em dólares e remetido ao exterior.
De acordo com a polícia, o material apreendido será analisado e poderá comprovar os crimes de desvio de dinheiro público (peculato), falsificação de informações, malversação de verbas públicas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.