Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Banco Postal, serviço bancário oferecido pelos Correios, alcançou neste mês 4 milhões de clientes e, até o final do ano, o número deve chegar a 4,5 milhões. Essa é a estimativa do chefe do departamento administrativo do Banco Postal, Fernando Miranda. Segundo ele, do total atual de clientes do banco, 90% nunca haviam tido antes uma conta corrente bancária.
"O correntista tem todos os serviços bancários, eles podem depositar, movimentar a conta normalmente, pagar contas e títulos bancários, todos os serviços bancários básicos são prestados", explica ele.
De acordo com dados da instituição, 83% de seus correntistas têm renda de até três salários mínimos, sendo que 37% têm renda de apenas um salário mínimo. Segundo Miranda, o Banco Postal tem a menor taxa de serviço bancário do mercado, R$ 3,80 por mês.
Desde o início do funcionamento do banco, em 2002, cerca de 1,16 milhões de empréstimos já foram feitos – algo em torno de R$ 1,08 bilhão em financiamentos feitos pelo banco. Os créditos cobrados são similares aos praticados pelos demais bancos do mercado.
Para abrir uma conta no banco, os documentos exigidos são a identidade e um comprovante de endereço. O Banco Postal funciona em todas as agências dos Correios.